Russo Grigory Perelman resolveu a Conjectura de Poincaré
O matemático americano John Morgan confirmou hoje que o russo Grigori Perelman resolveu a Conjectura de Poincaré, considerada um dos sete problemas do milênio, e que "já é possível dizer que passou a ser um teorema".
O matemático afirmou em entrevista coletiva, antes de pronunciar uma conferência no Congresso Internacional de Matemática (ICM 2006) - realizado em Madri desde terça-feira passada -, que "não há dúvidas de que Perelman é o único que chegou à solução, mas não poderia ter feito isso sem o trabalho do americano Richard Hamilton".
Morgan, que trabalha na Universidade de Columbia (EUA), é um dos autores do livro "O Fluxo de Ricci e a Conjectura de Poincaré" - ainda não publicado -, que explica os argumentos usados por Perelman em termos destinados a licenciados e doutorados.
O russo colocou sua proposta na internet e sua explicação ao vivo aconteceria no ICM 2006, mas este não apareceu e também rejeitou a medalha Fields, considerada o Nobel da Matemática, que foi concedida a ele na terça-feira passada.
Perelman anunciou há três anos que tinha conseguido uma explicação ao chamado "problema de geometrização" de Hamilton, que implica em uma solução para a Conjectura de Poincaré, enunciada pelo francês Henri Poincaré em 1904.